Clube da Memória


  Saúde mental da terceira idade:

Geralmente, a partir dos 60 anos começa a ocorrer uma lentificação na velocidade do processamento das informações. A capacidade de memorizar, ou seja, adquirir e reter novas informações diminui.
Estes esquecimentos acontecem devido à perda de neurônios que ocorrem com o envelhecimento. No entanto, neurônios normais no cérebro envelhecido são capazes, quando estimulados, de formar novos prolongamentos numa tentativa de compensar as áreas afetadas.

A população idosa vem aumentando em todo o mundo e a perspectiva é que, em 2025, o Brasil venha a ser o 6º país do mundo em número de idosos. Esta “explosão demográfica” da terceira idade favorece o aumento de doenças freqüentes da população nesta faixa etária, dentre elas a doença de Alzheimer.

No nosso meio, a doença atinge em média 10% da população acima dos 65 anos e estudos recentes demonstram que este número tende a dobrar a cada 5 anos. Esta triste projeção nos diz, teoricamente, que 70% dos idosos com 95 anos de idade sofrerão com o mal. A idade é, portanto, o principal fator de risco para Alzheimer.

O cérebro deve ser continuamente estimulado. Ler, tocar um instrumento musical, estudar matemática e línguas são alguns dos exemplos para se manter saudável após os 60 anos. Uma vida intelectualmente ativa parece ser a principal prevenção para a demência.

As funções mentais superiores são trabalhadas no Clube da Memória através de exercícios específicos.


O que é o Clube da Memória?

O Clube da Memória surge como mais uma ferramenta para prevenir ou retardar doenças que afetam a memória na população de risco (acima de 60 anos) e tratar pessoas com dificuldade de concentração, memória e alterações cognitivas relacionadas as demências, AVC e traumatismo craniano.

Os treinamentos são realizados por grupo especializado em sessões individualizadas. Promove-se leitura com interpretação de texto e depois recordação do que foi lido. Jogos como dominó, resta um, xadrez, palavras-cruzadas, exercícios matemáticos e inclusão digital através de jogos de realidade virtual no computador.
A pessoa é estimulada a fazer deveres de casa como por exemplo: contar a sinopse da novela ou programa preferido para um familiar, anotar suas atividades numa agenda e no final do dia procurar recordá-las, elaborar listas de supermercado e procurar fazer as compras sem consulta, entre outras.

Essas atividades simples agem no aprendizado, retenção temporária, consolidação da memória e evocação, raciocínio, cálculo, atenção, capacidade de abstração e planejamento e tomada de decisões.

Meu esquecimento é uma doença?

Se o seu esquecimento interfere nas suas atividades diárias e profissionais, prejudicando seu desempenho em casa ou no trabalho, você deve passar por uma avaliação neurológica e neuropsicológica.

O que é avaliação neuropsicológica?

É um conjunto de testes que irão avaliar e quantificar o grau de comprometimento de diversas funções, tais como: atenção, memória, cálculo, habilidades construtivas, funções executivas, dentre outras. Essa avaliação serve para diagnosticar se há ou não demência e para nortear o treinamento.

Qualquer pessoa pode entrar no clube?

Não, somente as pessoas que estão na idade de risco para Alzheimer e se queixam de esquecimento, pessoas com dificuldade de concentração e as que já sofram de alterações cognitivas relacionadas às demências, AVC e traumatismo craniano.

Como funciona o Clube da Memória na prática?

Através de sessões semanais, psicólogas irão estimular diversas funções cerebrais a partir de atividades que envolvem dinâmicas, exercícios, leitura e jogos no computador que simulam situações da vida diária.

Como o treinador da memória pode mlhorar o meu dia-a-dia?

A partir da melhora da atenção, raciocínio lógico, capacidade de planejamento, memória, cálculo que serão trabalhados nas sessões e das orientações que vão auxiliar nas suas atividades em casa ou no trabalho e, assim, melhorar a sua qualidade de vida.

Como saber se eu melhorei?

Ao longo do treinamento serão aplicadas tarefas que servirão para acompanhar a sua evolução individual. Após 6 meses, uma nova avaliação neuropsicológica é recomendada.Ao longo do treinamento serão aplicadas tarefas que servirão para acompanhar a sua evolução individual. Após 6 meses, uma nova avaliação neuropsicológica é recomendada.


Nossa equipe está à sua disposição para mais informações.

Rua São Francisco Xavier, 150 - Tijuca - Telefones: 2284-5222 / 2568-1107 / 2234-7084 / 2569-0539
Av. das Américas, 4790 - Sala 216 - Barra da Tijuca - Telefones: 3328-9702
Rua Voluntários da Pátria, 45 sala 1007 - Botafogo - Telefones: 2537-3185
© Copyright 2003 - 2010. Carlos Bacelar

Criação de WebsitesCriação de Websites / Produção: Imprimeart