A ELETRONEUROMIOGRAFIA (ENMG) é um exame neurofisiológico que complementa o exame neurológico. Avalia-se a integridade do sistema nervoso periférico, desde a medula e gânglio sensitivo, passando pelas raízes nervosas, plexos, tronco de nervos, junção neuromuscular, até chegar ao músculo.
O exame é composto por inúmeros testes que, em última análise, visa, objetivamente, analisar a fisiologia ("funcionamento") do sistema acima descrito. Tecnicamente a realização do exame é orientada para que seja feita em dois membros simétricos ou quatro membros, podendo ser otimizado com outros segmentos ou técnicas não convencionais de acordo com o quadro clínico do paciente.
Como é realizado o exame?
O exame é realizado através de estímulos elétricos (pequenos choques suportáveis) em determinados pontos que seguem trajetos nervosos e captados sobre músculos ou regiões próximas a nervos ou terminações nervosos para analisar os diversos parâmetros da condução nervosa motora, sensitiva e do sistema nervoso autonômico. No passo seguinte, utiliza-se agulhas, analisando os potenciais de ação de unidade motora e suas variáveis.
Indicações:
A ENMG é um exame fundamental na análise fisiológico - funcional, entre outros, dos seguintes itens:
Desconforto ao paciente
O paciente sentirá desconforto em decorrência dos estímulos elétricos e introdução de eletrodos de agulha, porém suportável.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tal monitoramento.