Testes Otoneurológicos

A exploração dos sistemas auditivo e vestibular é feita por meio de uma avaliação otoneurológica, que inclui testes audiológicos e a equilibriometria (exame vestibular feito através da VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA).

A exploração dos sistemas auditivo e vestibular é feita por meio de uma avaliação otoneurológica, que inclui testes audiológicos e a equilibriometria (exame vestibular feito através da VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA). Vectoeletronistagmografia tem como objetivo analisar a função do labirinto e sua relação com os demais sistemas (óculo-motor, cerebelo e tronco encefálico) esta investigação visa determinar a existência ou não de uma alteração vestibular e, caso exista, identificar o lado lesado; verificar se é uma alteração periférica ou central, além de também poder acompanhar a evolução do tratamento clinico. O exame é composto por diferentes provas que geram estímulos visuais e térmicos no labirinto. Embora sua avaliação não seja agressiva o paciente deverá seguir algumas orientações para que possa realiza-lo de uma maneira mais confortável possível. 

Orientação:

  • Jejum 3 horas antes do horário marcado;
  • Não usar maquiagem, jóias, grampos, presilhas e lentes de contato;
  • Vestir-se confortavelmente;
  • iIr acompanhado;
  • 48 horas antes, suspender medicamentos anti-vertiginosos (para tonteiras);
  • 24 horas antes do exame,não ingerir: café, chá, mate, chocolate, refrigerantes, cigarros e bebidas alcoólicas;
  • Não suspender remédios absolutamente indispensáveis como por exemplo: para diabetes, hipertensão, doenças do coração, doenças neurológicas e anticoncepcionais.

 

A Otoneurologia é uma extensão da Otorrinolaringologia, que estuda a audição, o equilíbrio corporal e suas relações com o sistema nervoso central. O equilíbrio é uma função sensório-motora que tem como objetivo estabilizar o campo visual e manter a postura ereta, ocorrendo de forma inconsciente pela atuação de mecanismos sensoriais e reflexos. Os sistemas vestibular, visual e proprioceptivo (ou somatossensorial) são responsáveis por estes mecanismos, que se interligam no núcleo do tronco encefálico sob a coordenação do cerebelo. Os sintomas e sinais de alteração do equilíbrio corporal, surgem quando há conflito na integração das informações destes sistemas, quando estes são deprimidos por fatores externos ou apresentam alguma disfunção. 





 

Atendimento

Idade e sexo permitidos

Atende qualquer idade
Homens e mulheres

WhatsappAgendar Exame

Outros Exames: