Exame que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral durante o sono. Indicado para tratamento de apneia, roncos, alterações do ritmo cardíaco e síndrome das pernas inquietas.
A POLISSONOGRAFIA é o método de escolha para o diagnóstico das alterações relacionadas ao sono.
Os mais de 70 distúrbios do sono podem se manifestar em moléstias relacionadas a diversas áreas, tais como: Otorrinolaringologia, Pneumologia, Neurologia, Cardiologia, Endocrinologia, Psiquiatria, Clínica Médica, Medicina do Trabalho e, até, Odontologia.
Em que Consiste?
Os exames de polissonografia consistem na monitorização e registro de vários parâmetros biofisiológicos de um paciente. É o registro simultâneo, durante o período noturno de sono, através de eletrodos e sensores, das seguintes variáveis: eletroencefalograma (EEG), eletroculograma (EOG), eletromiograma mentoniano (EMG), movimentos do tórax e do abdome, movimentos corpóreos e de pernas, fluxo aéreo, eletrocardiograma (ECG), roncograma, saturação da oxi-hemoglobina, entre outras.
Vídeo explicativo com a rotina do exame durante a noite:
Querido paciente, as seguintes instruções são de fundamental importância para o sucesso do seu exame. Leia com atenção
Não tire cochilos ou ingira bebidas alcoólicas no dia do exame
Evite tomar café, mate ou guaraná horas antes do exame
Chegue à sede da Clínica da Tijuca às 20h ou na clínica da Barra às 21h.
Alimente-se antes do exame.O laboratório do sono NÃO oferece jantar
Necessitamos do seu cabelo limpo e seco
Traga consigo tudo que precisará usar até a manhã seguinte: vestuário confortável para dormir (de preferência com abertura na frente), chinelos, toalha, escova e pasta de dentes, pente etc
Você será acomodado em um quarto individual, próximo ao seu horário habitual de sono, sem internet, com TV e ar condicionado onde a técnica fará a colocação dos eletrodos. Trate-a com respeito e cordialidade.
O exame é feito através da fixação de vários eletrodos no couro cabeludo e no corpo do paciente, por meio de esparadrapo do tipo “micropore” e pasta específica. Embora sejam antialérgicos, poderá haver a possibilidade de eventuais irritações na pele. Os eletrodos não dão choque.
Cada dois pacientes precisarão compartilhar um banheiro. Deixe-o em condições de uso ao sair.
Não será fornecido medicamentos indutores do sono ou qualquer outro tipo de remédio. Portanto, caso esteja habituado a tomar medicação regularmente, deverá trazê-la consigo
Considerando as circunstâncias inerentes à condição de exame, tais como: cama, travesseiro, ambiente e a presença de eletrodos afixados no corpo, entre outras variantes, a noite de sono poderá ser diferente da habitual. Caso ache necessário, traga seu próprio travesseiro, ou objetos pessoais para sentir-se mais à vontade
Em caso de emergência médica, será chamada ambulância para atendimento e remoção a hospital da rede credenciada do paciente ou do sistema único de saúde.Trata-se de um exame eletivo, não sendo necessária a presença de médico plantonista, mas tão somente um técnico em Polissonografia certificado pela Associação Brasileira do Sono.
O exame tem uma duração média de 8 horas e poderá ser encerrado a qualquer momento, caso você assim solicite
Será obrigatório acompanhante gratuitamente somente para crianças, pessoas acima de 65 anos e com necessidade especiais. Demais acompanhantes deverão pagar a quantia de R$100,00 (cem reais) para pernoitar na Clínica mediante solicitação prévia no ato do agendamento
Autorize previamente o exame junto ao seu Seguro de Saúde. Se você simplesmente faltar exame agendado, teremos que cobrá-lo as custas do exame
Lembre-se que você estará fazendo um exame. Você não está num hotel, não está ali para ver televisão ou para brincar no telefone. Procure tranquilizar-se e não tenha medo. Por favor, desligue seu telefone celular (não disponibilizaremos wi-fi).
Nossas técnicas têm bastante experiência com esse exame e são solícitas a qualquer necessidade. Próximo ao leito há um interfone para ser usado sempre que desejar algo
Para discutir alguma questão especial, entre em contato com a nossa administração ou com as chefes de plantão no dia do exame. Será um prazer poder ajudar
Nosso laudo é emitido num prazo máximo de 10 dias, podendo ser liberado antes. Exames realizados no fim de semana são liberados na quarta-feira seguinte.
O resultado do exame deverá ser baixado no nosso site da internet. Ao chegar à clínica, você receberá um código chamado CIP e uma senha. Ao inseri-los nos campos indicados, seu laudo estará disponível para download. Procure não perder este protocolo.
Caso deseje o exame impresso, poderá comparecer a unidade Tijuca e solicitar impressão, que será realizada no ato da sua chegada à clínica.
Visite no google sobre a clínica e veja o que outras pessoas escreveram sobre o exame. Não tenha medo.
LEIA E RELEIA AS INFORMAÇÕES ACIMA!!!!!
Esteja certo que tudo faremos para que sua estada em nosso Laboratório do Sono seja a mais agradável possível.
Andrea Bacelar
Oscar Bacelar
Informações Adicionais
Nosso laboratório também está aparelhado para a titulação de CPAP (máscara que gera uma pressão nas vias aéreas superiores), por solicitação específica de profissional da área médica. Trata-se de um dos tratamentos utilizados para a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAHSO). De igual modo, realizamos o Teste de Latências Múltiplas para o Sono (TLMS), indicado nos casos de suspeita de narcolepsia.
Teste de latências múltiplas do sono(TLMS)
Mede o intervalo de tempo para o início do sono e reflete a tendência do paciente para adormecer. Consiste-se em 5 registros de sono durante o dia. É o exame para a quantificação objetiva do grau de sonolência diurna e para documentação de sono REM.
Indicações:
Narcolepsia-cataplexia e sonolência residual na síndrome da apnéia-hipopnéia obstrutiva do sono.
Teste de manutenção de vigília (TMV)
Também mensura o intervalo de tempo para o início do sono e reflete a capacidade do paciente para permanecer acordado por um período definido de tempo no laboratório de sono e em um ambiente silencioso e confortável sem estimulação sensorial ou psicológica. O paciente recebe orientações específicas instruções para não dormir durante o teste.
Indicações:
O TMV é indicado na prática clínica para controle de uso de medicamentos estimulantes no tratamento da narcolepsia-cataplexia, diagnóstico diferencial de narcolepsia-cataplexia, síndrome da apnéia-hipopnéia obstrutiva do sono e hiperssonias idiopáticas.
A Medicina do Sono é uma especialidade médica multidisciplinar de pouco mais do que duas décadas, e tem por objetivo diagnosticar e tratar adequadamente os chamados "distúrbios do sono".
I : Polissonografia completa dentro do laboratório de sono (padrão-ouro)
Polissonografia completa domiciliar assistida por técnico
II – PSG domiciliar (não assistida)
III – estudocardiorrespiratório
IV – oximetria +/- fluxo
Problema de realizar de polissonografia em domicílio sem supervisão:
Caso algum eletrodo solte ou saia do lugar perde-se a análise daquele parâmetro durante todo o registro e, às vezes, é fundamental para um o laudo completo. Perda dos dados ocorre em 10% dos exames.
Custo-benefício de optar por um exame domiciliar, muitas vezes acaba sendo repetido no laboratório.
Quais os parâmetros analisados em cada Nível?
Nível 1: PSG completa no laboratório do sono
EEG (eletroencefalograma)
EMG (eletromiograma)
EOG (eletro-oculograma)
Fluxo aéreo
Esforço respiratório (registro do tórax e abdome)
Oximetria
ECG (eletrocardiograma)
Posição corpórea opcional
MP desejável (movimento de pernas)
Exame com supervisão do técnico
Câmera com possibilidade de filmar o paciente simultaneamente ao traçado
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tal monitoramento.